Ir para a Home
Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2025

Peixe símbolo de pescarias, pintado entra para lista de animais ameaçados de extinção no Brasil



Peixe símbolo de pescarias, pintado entra para lista de animais ameaçados de extinção no Brasil

 

 

Inclusão da espécie é questionada pelo governo de Mato Grosso do Sul, destino popular entre pescadores

 

Símbolo de pescarias e apreciado nas mesas dos brasileiros, o peixe pintado entrou para a lista de 1.249 animais ameaçados de extinção, no Brasil. A espécie foi adicionada por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicada nesta terça-feira.

Peixes ameaçados de extinção têm a pesca proibida no Brasil. O pintado foi inserido na lista oficial das espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira que correm risco de serem extintos.

 

A portaria, no entanto, deve entrar em vigor em 180 dias. A inclusão do pintado na lista trouxe preocupação para o governo de Mato Grosso do Sul, destino popular entre pescadores da espécie.

 

O secretário de Meio Ambiente do estado, Jaime Verruck, afirmou que a medida do governo federal já está sendo questionada. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) solicitou ao MMA o estudo científico que subsidiou a publicação da portaria.

 

— Identificamos que o pintado não é uma espécie de extinção nos rios do Estado e por isso encaminhamos já um ofício ao Ministério para que nos envie os dados científicos mais conclusivos em relação a isso e que justifique o porquê da determinação — disse o secretário.

Verruck acrescentou que já existem medidas restritivas para a captura do pintado, como tamanhos mínimo e máximo.

 

Além do pintado, a lista do MMA mantém outras quatro espécies símbolos do Pantanal: onça-pintada, ariranha, cervo e tamanduá-bandeira.

A lista do MMA também teve retiradas de espécies. A principal delas é a tartaruga-verde, encontrada ao longo do litoral brasileiro e que faz desova, sobretudo, em ilhas oceânicas.

 

De acordo com o MMA, a exclusão da tartaruga-verde é "resultado vem de um esforço de conservação de mais de 40 anos, incluindo a criação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste (TAMAR/ICMBio), em 1990".

 

O processo de avaliação para criar a lista de animais foi conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A entidade avaliou 8.537 espécies de fauna até maio de 2021 – a expectativa é que até o final do ano, esse número chegue a 15 mil, ultrapassando significativamente o quantitativo de 2021 (12.254).

 

Fonte: O Globo

Foto: Divulgação 




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍCIA Tenente Melo mostra serviço e criminalidade cai em Crixás e região SEGURANÇA - Crixás tem experimentado uma significativa transformação na segurança pública desde a chegada do 1º Tenente Melo ao comando do 1º Pelotão da Polícia Militar.
POLÍCIA Prefeitura de Crixás e Empresa contratada para realizar Concurso Público estão na Mira do Ministério Público O concurso público realizado pela Prefeitura de Crixás neste último domingo (12/05) está sob intensa controvérsia devido a uma série de irregularidades que comprometem gravemente sua integridade. Entre as questões mais preocupantes estão a aplicação das p
POLÍCIA Operação Divisa Blindada Reforça Segurança em Crixás e Região SEGURANÇA - No último dia 02 de maio, a Polícia Militar do Estado de Goiás iniciou a Operação Divisa Blindada, um esforço estratégico para fortalecer a segurança em áreas críticas, especialmente em Crixás e arredores.
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás